Uma simples decisão que pode salvar o futuro da sua empresa

Tempo de leitura: 3 minutos

Vender com lucro é o grande desafio de qualquer empresa. Atualmente com o mercado competitivo essa tarefa está cada vez mais difícil e por isso o empreendedor se desgasta tanto na busca de clientes que estejam dispostos a pagar um preço justo pelos seus produtos ou serviços. Em função disso a organização da empresa nem sempre recebe a devida atenção, pois para conseguir uma sistematização eficaz normalmente são necessários investimentos e aumento de despesas a curto prazo. O resultado que a organização traz nem sempre é visível e muito menos mensurável a ponto de que o empresário consiga saber até que ponto vale a pena estruturar a empresa com processos e com um software de gestão. Desta maneira inúmeras empresas postergam esse tipo de decisão até o ponto em que o volume de informações cresce tanto que se torna insustentável continuar operando sem um mínimo de recursos suficiente para não comprometer o resultado da empresa.

Então a pergunta que fica é qual esse momento?

  1. Minha empresa encontra-se em pleno estágio de crescimento… Consigo mensurar o resultado pelo crescente volume financeiro apresentado no caixa, porém por outro lado existe a necessidade de investimentos para continuar crescendo pois novos  produtos e mercados serão necessários…

  2. Minha empresa está iniciando e ainda não tenho lucro pois as despesas ainda são maiores do que a receita…

  3. Minha empresa enfrentou um período de crescimento com resultados bons, mas a crise chegou e com ela a redução das vendas e o prejuízo na operação…

  4. Minha empresa já enfrentou vários momentos difíceis e acabou por superá-los com muito esforço meu e da minha equipe…

  5. Minha empresa está pequena e estagnada e pretendo continuar assim…

  6. Já investi em organização e os resultados foram ruins e acabamos retornando aos estágios anteriores…

Cada uma dessas realidades apresentadas e outras tantas possíveis, têm incertezas quanto ao momento e à real necessidade de investir em organização. É uma decisão muito pessoal do empreendedor e que precisa estar fundamentada no apoio de sua equipe. As opções no mercado e as diversas alternativas possíveis tendem a confundir bastante a cabeça do empresário e administrador. A tentação de “comprar” uma solução mágica que possa resolver todos os seus problemas pode se mostrar muito ruim.

O certo é que a decisão para cada um dos cenários apresentados é a de buscar a organização o mais rápido possível, pois o quanto antes ela é alcançada mais seguro se torna o caminho da empresa. A sustentabilidade é alcançada quando a empresa possuiu instrumentos organizacionais que permitam ao gestor ter suporte para sua tomada de decisão, que permitam que os processos sejam minimamente automatizados a fim de evitar custos com retrabalhos, que permitam que a dependência das pessoas não seja tão grande a ponto de que não possam haver mudanças na equipe, enfim que permitam que a empresa flua adequadamente em todas as suas áreas, desde o comercial, finanças, suprimentos, contábil, fiscal, recursos humanos, produção ou operações.

E essa decisão deve vir cercada de muita pesquisa e fundamentação para que o empresário possa obter o conhecimento e encontrar as melhores pessoas sejam internas ou externas para que lhe apoiem nas diversas atividades necessárias para implantação de um programa interno que envolva toda a organização do negócio por um tempo e depois disso que tenham ações de melhoria contínua que também são muito importantes para a empresa.

A decisão da organização é antes de tudo uma atitude que pode evitar muitas dores de cabeça e até o mesmo evitar o fim de uma empresa. Por isso não perca tempo e vá em busca de soluções que poderão salvar o futuro do seu negócio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *